Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

Perfil do Fotógrafo de Natureza

"Não basta gostar de fotografia, não basta gostar de natureza. O perfil do fotógrafo de natureza apresenta uma série de facetas, embora não exigindo total eficiência em todas, mas é importante uma combinação equilibrada de cada uma".
Texto extraído do Livro "Fotografia de Natureza Brasileira" de Fábio Colombini
Fotos de Dante Meller









Amor à natureza - essa é a principal característica, sendo talvez a fonte de todas as outras. Quando não se tem amor, os atos se tornam mecânicos, racionais, legalistas, interesseiros.

Paciência - mostrar autocontrole é uma importante qualidade na fotografia, pois os acontecimentos não ocorrem na hora e maneira desejadas. Espera-se minutos para uma nuvem cobrir o sol, horas para captar uma ave no ninho, dias para achar uma tartaruga pondo ovos, meses para ver uma árvore florescer, anos para registrar mudanças na paisagem.
  
Humildade - o fotógrafo não pode ser pretensioso ou arrogante, pois a natureza nem sempre está a nossa disposição e favor. Muitas vezes somos presença indesejável - com um histórico de perseguição e destruição, o homem não é bem visto pela maioria dos animais. Deve-se ter humildade para entrar na dinâmica da natureza, além de tolerância a frustrações, pois frequentemente perdem-se boas chances de fotos, e animais fogem bem na hora do clique. Com o tempo, aprendi a pensar menos em minhas necessidades e ter mais respeito pela natureza.


Domínio da técnica - no momento de registrar as cenas, não há tempo hábil para longas reflexões a respeito da lente, abertura, exposição e maneira de agir. Dessa forma, a técnica já deve estar tão exercitada e sedimentada em sua mente que, em frações de segundo, você decidirá o que fazer para obter o melhor resultado. A máquina acaba sendo uma extensão do corpo do fotógrafo.


Conhecimento de biologia - é essencial o conhecimento científico - ecologia, biologia, botânica, geografia, zoologia. Provavelmente você dedicará mais tempo para estudar esses assuntos do que propriamente questões fotográficas. Isso o ajudará a tomar importantes decisões em sua produção fotográfica, entender o significado de comportamentos animais, discernir o que é raro, perigoso ou importante. O conhecimento sobre os animais aumentará as chances de encontrá-los e fotografá-los na natureza.
  
Preparação física e adaptabilidade - recomenda-se um bom preparo físico, pois frequentemente enfrentamos necessidades de caminhadas e escaladas, carregando pesados equipamentos em situações de calor ou frio. É importante ser adaptável a rotinas imprevisíveis, situações de desconforto, picadas, alimentação e acomodação simples... mas o sacrifício sempre vale a pena!

Flexibilidade - a natureza é imprevisível, e nunca se sabe exatamente o que encontraremos. Assim, é importante que haja flexibilidade para agir de acordo com as condições favoráveis ou não. Caso eu tenha planejado fotografar paisagens e está chovendo, verei como posso explorar e aproveitar a situação da chuva.

Observação e acuidade visual - o fotógrafo é um observador, extremamente atento a tudo - ao que se move e ao que está parado; ao colorido e ao pálido, ciente de que a maior parte dos seres está escondida e camuflada, inserida num grande caos de formas e tons. A habilidade de encontrar o assunto fotográfico desenvolve-se com o tempo e experiência. É interessante aprender com os guias e mateiros de áreas naturais, que distinguem animais de forma espantosa mesmo a grandes distâncias.


Intuição - esse sentido é mais desenvolvido nas mulheres que nos homens, sendo que, em muitos momentos, é o único guia que pode nos levar à boas imagens. É frequente que em trabalhos de campo se questione: para onde vou agora? Espero um pouco mais ou desisto? Volto ou continuo? Nem sempre há respostas lógicas ou corretas, e a intuição pode ser surpreendentemente eficaz.



Planejamento - quase sempre fotografar natureza requer viagens e, consequentemente, uma boa preparação. É preciso escolher com critério o lugar de destino, a melhor época do ano, o período e equipamentos necessários, e muitos outros detalhes que podem fazer a diferença, positiva ou negativamente.

Dom - há algo que diferencia, que parece não vir de aprendizagem mas nasce com a pessoa. É a facilidade natural que se tem para o ofício. O dom é um presente, uma graça, algo valioso que não se enterra mas se multiplica. Felizmente, diversos são os dons que se pode usar na fotografia, como o dom da harmonia, o dom do domínio da luz, o dom de compor imagens poeticamente, o dom da empatia com os animais, o dom da visão ou audição acuradas, entre outros.

Espírito de aventura - sede por conhecer o novo, prazer em viajar, espírito desbravador, intensa curiosidade. Ter coragem com sensatez, desejo de sempre ir. Como diz o padre Fábio de Mello: "Viajar é descobrir o mundo que não temos. É o tempo de sofrer a ausência que nos ajuda a mensurar o valor do mundo que nos pertence".



"É provável que você tenha se reconhecido amplamente em vários desses aspectos, e esteja incerto em relação a outros. Tranquilizo-o afirmando que ninguém é completo, e está longe de haver fotógrafo perfeito. E se houvesse um fotógrafo perfeito, ele não seria um ser humano perfeito, pois certamente diversas áreas de sua vida teriam lacunas ou abismos. Você pode ser um bom profissional, desenvolvendo e destacando duas muitas ou poucas habilidades e dons, moldando um ser único e especial - você".


---------------------------------------------------------------------------------
Veja também:

Fotos de Natureza

---------------------------------------------------------------------------------