Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Tratamento de imagem no Photoshop

Tratar uma imagem é parte importante do processo da fotografia. Alguns ajustes simples podem ser feitos para maximizar o resultado atingido, como contraste, suavização de sombras, nitidez, crop (corte), etc. Em algumas máquinas podemos definir se queremos o arquivo da foto em JPEG, RAW ou ambos. Arquivos JPEG são menos pesados que os RAW, porém não guardam tanta informação como no último. Arquivos JPEG podem ser tratados pelo Abode Photoshop, enquanto os em RAW devem ser tratados pelo Adobe Lightroom.

Tratando a imagem no Photoshop

Se você não tem o programa Adobe Photoshop você pode baixá-lo do site da Adobe, porém terá uso limitado por um tempo, creio que 30 dias, depois só conseguirá instalá-lo novamente se formatar o computador. Vou explicar os passos na versão CS3 Extended, se você tem outra versão creio que não encontrará problemas, desde que execute as mesmas ações aqui explicadas.

1. Carregando a imagem. Primeiramente abra o Photoshop e carregue sua imagem no programa > Regule o zomm de forma que você possa perceber as necessidades de ajustes em sua imagem. A dica aqui é usar o atalho através das teclas que aumentam o zoom da imagem (Ctrl +) ou diminuem (Ctrl -).

2. Ajustando contraste 1. Clique no menu Image > Adjustments > Levels... Mova a seta da esquerda para a direita até o começo do gráfico de forma a ajustar os pretos da imagem, e a seta da direita para a esquerda até ajustar os brancos. Você pode conferir o resultado da imagem clicando e selecionando a caixa Preview, depois dê OK para concluir a ação. Note que em alguns casos não é necessário mover alguma ou ambas as setas, para não estourar o preto ou o branco da imagem.


3. Resgatando detalhes e suavizando sombras. No menu Image > Adjustments > Shadow/Highlight... Ajuste as sombras e os realces de forma a tornar um pouco mais clara as características da ave e não tão claro o fundo. Você pode conferir o resultado da imagem clicando e selecionando a caixa Preview, depois dê OK para concluir a ação. A dica é não exagerar para não ficar uma imagem pouco contrastante. Se a ave estiver voando no céu azul, o ajuste de Shadows pode resgatar detalhes que ficaram sombreados, porém não exagere muito nos Highlights, caso contrário a imagem ficará com um leve contorno sobrenatural estranho.



4. Ajustando contraste 2. Novamente entre no menu Image > Adjustments > Curves... Faça um S na ferramenta Curvas, com o ponto do meio bem no centro do encontro das linhas, o de cima à esquerda e acima do ponto de encontro das linhas, e o de baixo à direita e abaixo do ponto de encontro das linhas. Você pode conferir o resultado da imagem clicando e selecionando a caixa Preview, depois dê OK para concluir a ação. A dica aqui é fazer um S bem sutil para a imagem não ganhar muito contraste.



5. Dando nitidez à imagem. No menu Filter > Sharpen > Smart Sharpen... Aqui se ajusta a ferramenta Amount em 100 e a Radius em 1,0. Você pode conferir o resultado da imagem clicando e selecionando a caixa Preview, depois dê OK para concluir a ação. A dica é não exagerar nos números, por mais tentador que possa ser, senão poderá criar muito ruído na foto, especialmente em fundos desfocados. Pode-se optar por dar foco localizado utilizando a ferramenta Sharpen Tool, a qual fica localizada no meio da barra de ferramentas lateral, à esquerda, e é representada por um triângulo. Com essa ferramenta pode-se aplicar nitidez somente aonde for de interesse, como no olho da ave, por exemplo. Ou ainda pode-se selecionar somente a ave e aplicar a ferramenta Smart Sharpen citada acima.



6. Dando corte na imagem. Clicar na ferramenta Crop Tool na barra de ferramentas lateral, à esquerda. Ao selecionar esta ferramenta aparece no cabeçalho três possibilidades de ajustes: Width  (largura), Heigth (altura) e Resolution (resolução), que vêm acompanhadas de suas medidas que são selecionáveis. Aqui você precisa saber o que vai fazer com sua foto. Digamos que a intenção seja publicá-la em um site da internet. Você pode então selecionar a largura para 30 cm, a altura para 20 cm e a resolução para 72 pixels/inch. Ficará com uma imagem de boa qualidade para ser visualizada no computador, com um arquivo leve. Mas preste atenção, se você quer imprimir sua foto precisará de maior resolução, algo em torno de 180 a 300 e o tamanho ajustável à medida que for de seu interesse. Após, enquadre com o mouse a parte que deseja cortar, clique com o botão direito em cima da imagem e CROP! A dica aqui é ser criativo, enquadrar bem a imagem. Repare que neste exemplo a altura ficou com 30 cm e a largura com 20 cm, ao contrário do que foi sugerido acima, porque a melhor disposição de enquadramento era esta, já que a foto foi originalmente feita na vertical.



7. Salvando a imagem. No menu File > Save As... Selecione uma pasta para guardar o arquivo, nomeie e escolha o seu formato (ex. JPG, PSD). A dica aqui é escolher o JPG se você não vai mais alterar seu arquivo, ficando um arquivo leve. A escolha de salvar o arquivo em PSD permite você desfazer alterações, caso tenha trabalhado em camadas. Se você escolheu o arquivo JPG, após clicar no botão Save aparecerá a janela JPG options na qual você pode selecionar a qualidade da imagem que vai salvar. Se você quer um arquivo leve mas de boa qualidade selecione no mínimo a qualidade 8. Se você não se importa com o tamanho de seu arquivo selecione a melhor qualidade possível (12).


Veja que a melhor forma de tratar uma imagem é fazendo com que as diferenças sejam sutis em cada ação executada, sendo o resultado final bastante expressivo. E, além de tudo, não faça as ações automaticamente, repare as diferenças que os ajustes trarão na imagem.

Por fim compare os resultados entre as duas imagens, com a imagem original à esquerda, com 2,95 MB, e a imagem tratada à direita, bem mais leve, com 133 KB.

Tesoura-do-brejo (Gubernetes yetapa). À esquerda imagem original, à direita imagem tratada no Photoshop.


Tratando a imagem no Lightroom

Abaixo exemplos de tratamento de uma mesma imagem: 1. Imagem original sem corte; 2. Imagem "cropada" e tratada no Photoshop; 3. Imagem feita em RAW, "cropada" e tratada no Lightroom.

1. Gralha-azul (Cyanocorax caeruleus) - Imagem original.
2. Gralha-azul (Cyanocorax caeruleus) - Imagem cropada e tratada no Photoshop.
3. Gralha-azul (Cyanocorax caeruleus) - Imagem cropada e tratada no Lightroom a partir do formato RAW.

No Lightroom o processo é mais simples e fácil, porém os passos da nitidez e crop podem continuar sendo feitos no Photoshop.

Poste suas fotos em Galerias da internet, blogs ou Wikiaves (no caso de aves)!

---------------------------------------------------------------------------------
Veja também:

Dicas de Fotografia

---------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: