Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

Cinco anos após ter lançado o livro "Aves da Capital das Missões", o Ave Missões agora trabalha no livro "Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul", também de autoria de Dante Andres Meller, e tendo apoio do Instituto Estrela Radiante. É um trabalho voltado à avifauna de toda a região noroeste, considerada conforme a abrangência de nosso projeto (veja aqui).

Em formato de guia de campo, o livro será dividido em três capítulos, contendo cerca de 200 páginas.

O capítulo I será composto de textos introdutórios, que incluem a atividade de observação de aves, a região de abrangência do guia e aspectos de conservação da biodiversidade regional. Algumas fotos de espécies ameaçadas que ocorrem pela região também estarão dispostas junto ao corpo do texto.

O capítulo II será o guia de aves propriamente dito, e incluirá mais de 60 pranchas fotográficas com cerca de 400 espécies de aves já registradas na região. Dispostos ao lado das pranchas haverão textos sobre cada espécie, incluindo mapas regionais e status de conservação regional.

O capítulo III apresentará uma lista das aves que ocorrem na região noroeste, com referências e comentários apresentando registros novos, compilações de literatura e registros de internet (WikiAves). A lista servirá de referência para a definição das espécies que irão compor as pranchas, como também para considerar a área de ocorrência nos mapas de distribuição, os quais serão divididos em cores, representando o status de ocorrência de cada espécie.


O lançamento do livro é previsto para meados de 2017. O objetivo da publicação é divulgar a riqueza da biodiversidade da região noroeste do Rio Grande do Sul, a fim de estimular a observação de aves, o ecoturismo e alertar para a conservação das espécies. O preço deverá ser o mais acessível possível.

Este trabalho faz parte de um trabalho que desde 2008 vem catalogando, divulgando e estimulando a preservação das aves e seus ecossistemas ao longo da região, que tem a colaboração de diversas pessoas, a quem o autor é extremamente grato e sem as quais não seria possível realizá-lo.