Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

terça-feira, 27 de março de 2018

Momentos de Sossego

Tesoura-do-brejo no Sossego. Foto: DAM.
* por Dante Andres Meller
Na observação de aves, digamos assim, existem momentos, dias e expedições.

As expedições são selvagens por natureza, onde vários dias mergulhados no ermo do ambiente natural proporcionam uma experiência marcante.

Um dia repleto de observação também é benéfico para a alma do observador. É uma beleza sair ao clarear do dia para só voltar à luz do crepúsculo, do luar e das estrelas.

Tão importantes quanto um e outro, são os momentos fugazes que a vida nos proporciona. E meio à rotina dos dias, um refúgio salutar para nutrir a mente, a alma e o coração se faz urgente! Estes breves momentos fazem a diferença no dia-a-dia de um passarinheiro.

Último sábado foi assim. Era nossa saída mensal do Grupo Ave Missões, mas era uma saída sem muitas expectativas, onde simplesmente observar passarinhos bastava, independente se eram raros ou não. O local escolhido a princípio era a Cascata do Comandaí, mas de última hora resolvemos ir na Granja do Sossego.

Integrantes do Grupo reunidos na Granja do Sossego, em Santo Ângelo. Foto: Márcia Koch.

Começamos pela lagoa que tem na granja, onde aves legais tem aparecido ao longo dos anos. Minha esperança era encontrar a sanã-parda, que carece de documentação no município, mas que já foi ouvida por mim no local. Com pouca água na lagoa, qualquer ave aquática que esperaríamos ver não estava lá. Nos contentamos com um trepador-quiete que vocalizava das capoeiras ao redor, proporcionando algumas chances para foto.

Trepador-quiete (Syndactila rufosuperciliata). Foto: DAM.

Depois disso, fomos em direção ao campo do mocho-dos-banhados, onde tentaríamos um encontro com esta bela coruja. O campo, coberto de barbas-de-bode, estava interessante não pelo mocho, que novamente se fez ausente em nossas buscas, mas sim pelas marcelas floridas. Não faltou quem as colhesse e levasse pra casa, embora diga a  tradição que as mesmas devem ser colhidas na sexta-feira santa (antes do nascer do sol!). De qualquer forma, esse chá é um santo remédio.


A seguir, fomos para o capão da corujinha-do-sul, não com tanta expectativa de encontrá-la, enfim, essa é uma espécie que por certo procura-se à noite. Mas o local, com um misto de capoeiras, banhado, mata ciliar e o já mencionado capão sempre reserva bons momentos. À beira do capão, entre a capoeira e a mata, é que ocorreu aquele momento esperado. A passarada estava a mil! Começou com uma borralhara-assobiadora. Depois vieram balança-rabo-de-máscara, barulhento, tico-tico-rei, cardeal, tico-da-taquara, bico-chato-de-orelha-preta, entre outros, incluindo um sanhaçu-frade que nos escapou das lentes.

Borralhara-assobiadora (Mackenziaena leachii) macho. Foto: DAM.

Balança-rabo-de-máscara (Polioptila dumicola) macho. Foto: DAM.

Barulhento (Euscarthmus meloryphus). Foto: DAM.

Tico-tico-rei (Coryphospingus cucullatus) macho. Foto: DAM.

Cardeal (Paroaria coronata). Foto: Ataiz C. de Siqueira.

Tico-tico-da-taquara ou quete-do-sul (Microspingus cabanisis). Foto: DAM.

Bico-chato-de-orelha-preta (Tolmomyias sulphurescens). Foto: DAM.

Depois, fomos em direção ao local onde o peixe-frito-pavonino costuma ser registrado. Ele não apareceu, mas mesmo assim outras coisas legais foram vistas, como azulão, chopins e tesouras-do-brejo. Além do mais, ainda tiramos um tempo para conversar sobre as perspectivas do Avistchê 2019, a ser realizado em São Miguel das Missões.

Azulão (Cyanoloxia brissonii). Foto: Ataiz C. de Siqueira.

Chopim-do-brejo (Pseudoleistes guirahuro). Foto: Ataiz C. de Siqueira.

Tesoura-do-brejo (Gubernetes yetapa). Foto: DAM.

Com isto, encerrava-se mais uma passarinhada de nosso grupo. Desta vez, foi breve, mas rendeu uma lista de cerca de 60 espécies observadas na manhã (veja lista).

Para um fugaz momento de Sossego, está de bom tamanho... Expedições demoram a acontecer. Dias livres nem sempre são possíveis. Às vezes, só o que temos são momentos. Que sejam eternos enquanto durem!
---------------------------------------------------------------------------------
Veja também:

---------------------------------------------------------------------------------

4 comentários:

  1. Que beleza!!! Melhor ainda é ver o amigo Alfieri em atividade!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Furini! Em breve esperamos fazer nossa saída por portela... Um abraço

      Excluir
  2. Ótimo post, parabéns! Belas fotos e incríveis espécies!

    ResponderExcluir