Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

domingo, 22 de setembro de 2013

Grupo Ave Missões e demais convidados no Turvo 2013

Ave Missões com Andréia e Charles no Turvo.
Esse fim de semana realizou-se a terceira visita anual do grupo Ave Missões ao Parque Estadual do Turvo. 

Apesar das previsões de muita chuva para o fim de semana, o Turvo mostrou-se mais uma vez generoso com aqueles que buscam contemplar suas riquezas naturais. 

Observamos algo em torno de 120 espécies, não sem uma boa dose de chuva, paciência, dedicação e surpresas...

Ave Missões com os amigos Paulo Bertagnolli e Cláudio Furini. Foto: Paulo B. Rodrigues.

Para não ser tão dramático é preciso deixar claro que até sol tivemos, e em relação às aves, não podemos sequer reclamar. Como de praxe, o tempo nublado/chuvoso mostrou-se mais uma vez bom para a atividade de birdwatching e ótimos registros puderam ser feitos.

Jacutinga (Aburria jacutinga) na Lagoa das Marrecas. Foto: Cláudio Furini.


Fêmea do pica-pau-de-cara-canela (Dryocopus galeatus). Foto: Paulo Bertagnolli.

Negrinho-do-mato (Amaurospiza moesta). Foto: Paulo B. Rodrigues.

Quando a chuva apertava muito, nos recolhíamos no Centro de Visitantes do parque, onde um comedouro de aves está sendo implementado. E até que já está funcionando bem...

Macho do tiê-preto (Tachyphonus coronatus). Foto: Charles Boufleur.

Tietingas (Cissopis leverianus). Foto: Paulo Bertagnolli.

Um dos momentos mais incríveis foi encontrar um macuco ao longo de uma trilha ao lado da cabeceira do Salto do Yucumã, privilegiando-nos com uma observação tranquila a poucos metros da ave. A trilha certamente já tem nome, e os vigilantes garantiram que ele está sempre por lá!


No último dia, após a maioria do pessoal ter retornado, eu (Dante) e o Paulo Bertagnolli passamos praticamente a tarde toda tentando atrair a pomba pariri, enquanto caminhávamos em uma trilha e na estrada do Salto. Nenhum resultado, mas ainda assim a caminhada rendeu alguns lifers fotográficos ao Paulo. Quando o mesmo estava se despedindo do Turvo, ele olhou pela janela e a pomba procurada estava pousada em frente à porta da casa. Corremos atrás dela e conseguimos, enfim, registrar em fotos a singularidade desta pomba. Foi um daqueles momentos que o Turvo, com sua natureza encantadora, consegue proporcionar...

Pariri (Geotrygon montana). Foto: D. Meller.

Além do pessoal do Ave Missões de Santo Ângelo e Santa Rosa, tivemos também a presença de gente que veio de Passo Fundo, Cruz Alta, Tenente Portela e Cândido Godói. Infelizmente o Coa-Poa teve que cancelar a sua vinda devido às previsões do tempo, e lamentamos a ausência do grupo com o qual havíamos combinado uma confraternização no último dia. Fica o convite para 2014! E que venham novos observadores! Quem sabe não realizamos um encontro estadual no Turvo... Se depender de nós sim!



---------------------------------------------------------------------------------
Veja também

A "passarinhada" perfeita (receita)... e o banho da anta!
Três dias no Turvo, um na Guarita... várias aves!
Encontro de COAs no Turvo
---------------------------------------------------------------------------------

8 comentários:

  1. Dante Amigo ! Essa postagem ficou "de dar água na boca". Enquanto eu lia só pensava: ainda bem que eu fui... !!! Com relação ao encontro estadual, é uma iniciativa tão boa quanto a de fazer o comedouro na entrada do Parque, e com certeza vai render também muito bons frutos (e fotos, rss...) !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Paulo! Muito grato por receber vocês... Tenho certeza que o Parque se torna mais alegra com a presença dos passarinheiros... Vamos pensando nessa possibilidade do encontro estadual! E muito obrigado pela sua dedicação em organizar o passeio, meus parabéns meu amigo, estava excelente! Abraço

      Excluir
  2. Ter tido a chance de conhecer nosso grande patrimônio que é o Parque do Turvo na companhia tão agradável de novos e velho amigos, foi pra mim uma experiência sem igual. Apesar da minha visita abreviada, com o auxílio de todos tive a oportunidade de visualizar diversas espécies que no RS só ocorrem neste local. Neste fim de semana de tempo fechado pela primeira vez vi um araçari, uma tietinga, um iraúna, um gaturamo-bandeira, um sovi, um pimentão... Nossa um lugar que precisa muito ser preservado e que com a gestão do amigo Dante só tem a crescer. Obrigado a todos pela oportunidade e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo Charles! Quando quiseres visitar o parque é só aparecer... Existem muitas outras espécies ainda a serem clicadas por lá... cada uma a seu tempo... Obrigado mais uma vez pela visita! Grande abraço!

      Excluir
  3. Bá quantas espécies legais vocês viram! Valeu a chuva!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. A ideia do encontro estadual é boa.
    Abraço e parabéns por mais estes registros.
    j-marcelo

    ResponderExcluir
  5. Espero um dia poder conhecer esse belo Parque, que a partir de agora será administrado pelo competente Biólogo Dante Andres Meller, parabéns pela nomeação Dante, sei que terá muito trabalho pela frente, mas certamente vai abrir as portas do Parque para os observadores e ao turismo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Osni!! Espero poder retribuir às expectativas... Um grande abraço!

      Excluir