Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O canto do curió

O curió (Sporophila angolensis) é atualmente o pássaro canoro mais cobiçado do país. Seu canto consiste em uma estrofe melodiosa e fluente, destacando-se pelo chamado "assovio" ou "canto corrido", que é uma escala musical descendente de assovios sonoros bem fortes compondo uma vocalização única entre os pássaros nacionais (Sick 1997).


Curió (Sporophila angolensis) em Derrubadas, RS. Foto: D. Meller.

Existem muitos criadores de pássaros aficionados pelo curió, e mesmo concursos de canto de curió com os campeões valendo muito dinheiro. No entanto, o sensacional espetáculo dos concursos com indivíduos selecionados de gaiola afasta-se muito do estudo puro das aves e da sua preservação (Sick 1997). Além do mais, o engaiolamento, por conta do canto atrativo da espécie, fez com que o curió desaparecesse de muitos locais no domínio da Mata Atlântica, tornando-se ameaçado de extinção em vários estados brasileiros, incluindo o Rio Grande do Sul (Bencke et al. 2003), onde é raro encontrá-lo em liberdade.

Veja o vídeo com o canto do curió:


Curiosamente, a designação específica angolensis se explica por erro de procedência do primeiro indivíduo conhecido da espécie (designado como oriundo de Angola) descrito por Linnaeus em 1766 (Sick 1997).

4 comentários:

  1. Como dizem... "Passarinho na gaiola não canta, lamenta!" Não tem preço escutar a sonoridade dessa ave em liberdade! Parabéns! Os vídeos estão demais e são mais uma pérola nesse blog que nos inspira e nos possibilita não apenas conhecer um pouco mais de nossa avifauna, mas também nos permite muitas reflexões...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom ouvi-lo, eu nem posso comparar, pois tenho a sorte de só ter visto ele cantar na natureza... Valeu, Lu!!!

      Excluir
  2. Que maravilha, Dante... o curió ainda é inédito prá mim , quem sabe 2013 me dá também mais esse presente! Grande postagem, abs .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Paulo!! Quem sabe agente encontra ele uma hora dessas... Abraço!

      Excluir