Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

sábado, 19 de janeiro de 2013

Icterus croconotus: Espécie nova para o RS?

João-pinto na Cascata do Comandaí. Foto: D. Meller.
No último mês de 2012, realizamos um registro surpreendente na Cascata do Comandaí, na divisa entre Santo Ângelo e Giruá, RS. O registro refere-se ao joão-pinto (Icterus croconotus), e como não haviam antecedentes da ocorrência desta ave no estado gaúcho e nem em áreas próximas, como Santa Catarina e províncias argentinas de Misiones e Corrientes, é bastante intrigante a natureza de sua ocorrência.

    
Segundo Battü, o morador do local, as aves acompanham os guaxes, os quais estabeleceram uma colônia de ninhos na área. Battü diz ter visto até cinco exemplares de joão-pinto no local, mas eu pude ver apenas um e em uma única oportunidade. Consta que esta espécie usa ninhos velhos de Cacicus cela - espécie com hábitos de nidificação semelhante aos do guaxe - para chocar seus ovos, embora possa ocupar eventualmente certos ninhos, retirando os ovos e filhotes de seus hospedeiros em colônias em franca atividade reprodutiva (Sigrist 2009).

O caso é interessante, mas deve ser analisado com cautela, já que a ave pode ser proveniente de escape ou soltura, uma vez que o joão-pinto é um pássaro muito bonito e eventualmente pode ser engaiolado por passarinheiros. Além do mais, este registro está um pouco fora da distribuição conhecida da espécie.

* Agradecimento especial ao Battü que me alertou para a presença do joão-pinto na Cascata do Comandaí.

Outras duas espécies encontradas pela primeira vez em Santo Ângelo, ainda em dezembro de 2012, foram a seriema (Cariama cristata), por Paulo Buchabqui Rodrigues e o frango-d'água-azul (Porphyrio martinica). A primeira na Granja do Sossego e a segunda no Cemitério Parque Jardim da Paz.

5 comentários:

  1. Um belo achado. Tomara que se confirme como nova espécie. Se SIM ja em sério risco de desaparecer.
    As solturas por orgãos fiscalizadores quando fazem devem ser mais rigorosas.
    Não sei a história por completo mas parece que a ocorrencia de Amazona aestiva e Brotogeris chiriri na região de POA é consequencia de soltura.

    Abraço
    j-marcelo

    ResponderExcluir
  2. Beleza de relato, Dante ! Não tá na hora de voltar lá para tentar novo registro? Se quiser companhia ... ... rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Paulo! Podemos voltar sim, mas já tive outras vezes lá e não apareceu mais não. Acho que ele acompanha os guaxes...

      Abraço!

      Excluir
  3. Muito interessante esta surpreendente aparição do joão-pinto nesta região por você relatada, Dante. Realmente é estranho este registro num local bem distante do mapa de ocorrência descrito para a sp. Tomara que eles continuem aparecendo. Fico até animado em saber que esta sp pode ser vista perto daqui.

    ResponderExcluir
  4. Fantástico registro Dante! Sempre descobrindo novas sp no RS!

    ResponderExcluir