Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Em busca de aves, com agradáveis companhias...

Longe do stress do mundo

A diversidade é reconhecidamente algo fascinante! Quanto mais diverso for um ecossistema, uma comunidade ou uma população, maior é o valor agregado à mesma. A humanidade não é exceção. Temos uma diversidade de culturas, raças, crenças, aspirações e gostos tão grande que nos faz profundamente semelhante a uns e pouco a outros. Algumas pessoas tem gostos particulares e acabam se especializando em hobbies diferenciados, não bem conhecidos pela grande maioria. Nós, observadores de aves, sabemos bem disso, pois muitas vezes experimentamos o olhar estranho de quem nos enxerga à primeira vista.

Macaco-prego no Parque Estadual do Turvo, Derrubadas. Foto: D. Meller.

A aventura do universo natural

Apesar do passageiro estranhamento, existe um sentimento universal compartilhado pelas pessoas ao se contemplar a natureza, afinal somos parte dela. Aqueles que ainda não se admiram pelo mundo natural, certamente não o fazem porque não o conhecem, ainda que entre "gostar" e gostar exista grande diferença. Mas os birdwatchers gostam... e muito! Cada nova espécie observada, cada ave fotografada pela primeira vez ou cada novo comportamento registrado é um feito gratificante e inesquecível, comemorado com muita alegria e entusiasmo.

Piolhinho-verdoso (Phyllomyias virescens) fotografado no sítio do amigo Cláudio Furini, em Tenente Portela. Foto: D. Meller

A vida alada

Aves costumam chamar a atenção das pessoas. Sua plumagem colorida, canto alegre e hábitos interessantes nos cativam, despertando nossa curiosidade. São tantas as espécies, que certamente nunca vamos conhecer todas ao vivo, e mesmo assim, estaremos sempre vendo coisas novas. Se repararmos que além de poder distinguir as diferentes espécies, o que em alguns casos é bastante complicado, ainda existe uma infinidade de conhecimentos relativos à história natural, alimentação, reprodução, distribuição, uso de habitat, etc. que nos fazem perceber o quão diverso e detalhado é este universo, antes quase que totalmente desconhecido por nós.

Jacutinga (Aburria jacutinga) em seu habitat no Parque Estadual do Turvo. Foto: D. Meller.

A maior importância das aves

Um dos ornitólogos mais conceituados do Brasil, e em especial do Rio Grande do Sul, William Belton, nos revela seu carisma de observador de aves em uma de suas obras (Belton 1986): "Contudo, tenho esperança de que os leitores venham a descobrir que a maior importância das aves é o estímulo espiritual e intelectual que elas oferecem ao homem." Certamente Belton tinha razão ao proferir essas palavras, e feliz o observador de aves que as vivencia em meio à natureza, não apenas colecionando conhecimento sobre as espécies, mas principalmente acrescentando valores à sua vida.

Dante, Juliet e Miguel em meio a grandiosa paisagem do Salto do Yucumã. Foto: Miguel Moreto.

O retorno ao mundo

Tendo tido a oportunidade de viver essas coisas sinto que delas devo falar. Porém, não chegaria sequer a experimentá-las sem a ajuda de muitas outras pessoas, a quem sou extremamente grato e de quem tanto tenho a aprender. Há poucos dias, a grande satisfação de vivenciar tudo isso novamente foi guiando o casal de amigos da foto acima, que pela região do Alto Uruguai, mais especificadamente em Derrubadas e Tenente Portela, foram agradáveis companhias. Como birdwatchers, tínhamos o objetivo de observar aves - e foram vários os encontros! - porém aqueles que amam a natureza se encantam com todas as formas de vida nela presente, desde que desfrutem o que delas é direito: LIBERDADE!

Pato-do-mato (Cairina moschata) em voo no Parque Estadual do Turvo. Foto: D. Meller.

Gostaria de deixar meu agradecimento ao Miguel Moreto e à Juliet Mattos pelo referido passeio, e também ao Cláudio Furini por mais uma vez nos receber tão bem em seu sítio. Agora é descansar um pouco, deixar as botas de lado, e esperar que venham novos chamados à contemplação de nossa cativante natureza...



---------------------------------------------------------------------------------
Veja também:

A “passarinhada” perfeita (receita)... e o banho da anta!

---------------------------------------------------------------------------------

10 comentários:

  1. Nós só temos que te agradecer por tudo! Foi um final de semana especial, longe da confusão do cotidiano, não dava mais vontade de voltar! Muito legal teu post! Lindas palavras, a mais pura verdade! Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Putz, o pior sou eu babando de inveja! rsrsrs culpa tua Miguel! Brincadeira! Ótima passarinhada pessoal!

    ResponderExcluir
  3. Lindo post Dante!Que final de semana agradável e em ótima companhia. Eu e o Miguel somos muito gratos pela maravilhosa passarinhada!Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado amigos, são sempre bem-vindos a passarinhar na região! Espero possamos nos encontrar mais vezes. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Belas palavras, Dante! Você resumiu bem a idéia e meu sítio sempre está à disposição para quem se interessa na observação de aves. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cláudio! É muito gratificante saber disso... E que você continue clicando tudo por aí! hehehe Abraço!

      Excluir
  6. Dante, mesmo não o conhecendo, após ler este maravilhoso post pontuado por palavras sábias e inspiradoras tornei-me seu admirador. Parabéns pela belíssima mensagem que me motiva e intensifica ainda mais meu gosto e amor pelas aves.
    O planejado era que eu fosse junto com o Miguel e a Juli, mas por conta de compromissos de trabalho não pude juntar-me a eles. Espero que em breve surja outra oportunidade. Minha vontade é imensa em conhecer este lugar, assim como é imenso meu desejo de conhecê-lo pessoalmente. Percebo que o gosto por algo em comum nos tornou amigos mesmo sem nos conhecermos pessoalmente.
    Grande abraço e muito sucesso em suas jornadas ornitológicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras, amigo Rudimar, são realmente gratificantes. A Juli e o Miguel haviam me comentado de seu interesse em participar, mas me explicaram depois que em vista de compromissos não seria possível. Certamente teremos mais oportunidades de nos encontrar e passarinhar. Como você bem falou, o gosto pela atividade já nos faz sentirmos como amigos, mesmo sem nos conhecermos ao vivo. Sou também um admirador de suas fotos, nunca vou esquecer as do pica-pau-de-cara-canela... Certamente terei bastante a aprender com você... Um grande abraço!

      Excluir
  7. Grande Dante , voce está cada vez melhor na arte da escrita ! Sentimos sua falta em Ubatuba, mas agora vejo que voce estava em agradável companhia e longe do stress do mundo ! Grande Abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Paulo! Agora que fiquei sabendo de tudo o que viram, sinto que na próxima quero ir junto... hehehe Grande abraço!

      Excluir