Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Visita à FLONA de São Francisco de Paula, RS

Como já havia anunciado na agenda do blog, foi realizada uma atividade de observação de aves na FLONA de São Francisco de Paula, RS na semana passada. O clima frio da serra, aliado à abundância dos pinhões das araucárias, torna muito aconchegante uma visita à região nesta época, e a FLONA oferece boas acomodações, com fogão a lenha e tudo mais... incluindo uma fauna rica e abundante!

Gralhas-azuis (Cyanocorax caeruleus) em ordem para alimentar-se do pinhão, às vezes uma espertinha furava a fila. Foto: D. Meller

Pegadas de puma (Puma concolor), ou leão-baio, como é mais conhecido na região. Foto: D. Meller.

Amanita muscaria, cogumelo exótico encontrado na serrapilheira de plantações de Pinus sp. Foto: D. Meller.

Fêmea do pica-pau-rei (Campephilus robustus); momento de grande alegria o encontro com esta espécie. Foto: D. Meller.

Ainda na FLONA, vários bandos mistos foram encontrados, muitos deles incluíam tico-tico-da-taquara, saíra-preciosa, arapaçu-escamado-do-sul, grimpeiro e trepadorzinho.

Trepadorzinho (Heliobletus contaminatus). Foto: D. Meller.

Particularmente, me alegrei com duas aves que encontrei pela primeira vez, uma delas bem de longe e de relance, nem deu pra fazer a foto: o gavião-de-sobre-branco (Parabuteo leucorrhous). A outra espécie que representou lifer pra mim foi a corujinha-do-sul (Megascops sanctaecatarinae). Essa não quis se mostrar primeiramente, mas quase no fim da expedição ela veio pousar atrás da casa onde eu estava alojado. Aí foi tirar o flash da mala e acompanhar o bicho por um bosque, enquanto voava de árvore em árvore, espreitando, até conseguir um click razoável. Muito legal!

Corujinha-do-sul, espécie relativamente comum na FLONA de São Francisco de Paula. Foto: D. Meller.
     
Bom... uma coisa me chamou a atenção nesta viagem: tanto na ida como na volta, o número de espécies e indivíduos atropelados nas estradas foi grande. E isso serve cada vez mais de lição para o perigo que as estradas representam, dirigir devagar e com cuidado só faz bem! Encontrei desde gavião-carijó, carrapateiro, urubu-de-cabeça-preta, zurrilho, graxaim-do-campo e, até mesmo, um bugio-ruivo atropelados!

Bugio-ruivo atropelado sobre uma ponte há alguns km de Santa Maria.

Mas, como já falei outras vezes aqui, as estradas são um bom lugar para ver espécies vivas também, e oportunamente fotografá-las, especialmente tratando-se de gaviões. Nesta viagem encontrei somente espécies comuns, mas me alegrei em poder fotografá-las.

Gavião-caramujeiro (Rostrhamus sociabilis) um pouco antes de Santa Cruz. Foto: D. Meller.

Carrapateiro (Milvago chimachima) em Muitos Capões.

Gostaria de agradecer especialmente à Edenice, que oportunizou esta visita à FLONA, recebendo-nos com ótima disposição; e também ao amigo Pedro Rodrigues, que nos acompanhou nestes dias.

---------------------------------------------------------------------------------
Veja também:

---------------------------------------------------------------------------------

5 comentários:

  1. Bela expedição Dante, o Flona realmente é mais um belo refúgio em nosso estado. Lindas fotos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Dante! Que legal! nós não tínhamos conhecimento desse lugar! tá anotado na lista de lugares para conhecer!

    Belo post! parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Mas que bela matéria e que coincidência, pois conhecemos a Edenice em contato por email, e lá você deve ter visto nosso trabalho, os Posters de Aves da Floresta Atlântica, que foi enviado recentemente para ilustrar os quartos daquela pousada, certo? Bom é isso, mundo pequeno e maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Renato! Seus posters estão sim nas paredes de cada cabana da FLONA, tornando ainda mais interessante o agradável alojamento da reserva. Eu já conhecia seu excelente trabalho, tive a oportunidade de conversar com você no Avistar 2011. Sou fã daquela sua foto do gavião-de-penacho! hehehe. Obrigado pela visita. Um grande abraço!

      Excluir