Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

terça-feira, 26 de abril de 2011

Registros importantes em Cerro Largo

P. pretrei. Foto1 : Adelita Rauber.
     A poucos dias uma amiga minha, a bióloga Adelita Rauber, fez um registro inédito na região das Missões. Ela fotografou um beija-flor até então conhecido de apenas uma localidade no Rio Grande do Sul (Campinas do Sul). A espécie é do gênero Phaethornis, que é representada por beija-flores florestais com alto gasto energético, que se deslocam muito em busca do néctar das flores.
     O beija-flor que Adelita registrou é conhecido comumente por rabo-branco-acanelado (P. pretrei; foto 1). Ele é muito parecido com outro beija-flor mais amplamente distribuído no estado: o rabo-branco-de-garganta-rajada (P. eurynome; foto 2). Este último é também raro e, ainda, ameaçado de extinção no Rio Grande do Sul, mas no Parque Estadual do Turvo é relativamente comum. Pelo que parece, não há registros deste nas Missões.


P. eurynome. Foto 2: Marcelo Rocha.
    Adelita me informou que desde agosto de 2010 ela e sua irmã, Marilena Rauber, estão realizando um inventário das aves do Município de Cerro Largo e até a presente data contam com 115 espécies registradas. Dentre estas, uma rara e outra ameaçada de extinção no Rio Grande do Sul: o arapaçu-de-bico-torto (Campylorhamphus falcularius) e o pica-pau-de-banda-branca (Dryocopus lineatus; foto 3).
D. lineatus no PET. Foto 3: Dante Meller
     Enfim, parabéns ao trabalho dessas meninas e termino com um trecho que a própria Adelita escreveu: "É necessário lembrar a importância da preservação das matas da nossa região, principalmente as matas ciliares, para que espécies como essas não sejam extintas, já que vivem principalmente no interior de matas. Foi uma surpresa pessoal registrar essa espécie rara para o Rio Grande do Sul e uma satisfação registrá-la na residência dos “Tonim” que sempre preocupados com a preservação da natureza possuem o privilégio de admirar esta ave belíssima, praticamente todos os dias", em referência ao beija-flor da primeira foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário