Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Lago Grande do Sul?!

Texto à moda gaúcha elaborado a pedido de Eduardo Althaus do programa "Com Casca e Tudo" do Ronda Gaúcha

Hoje, em defesa do velho Rio de minha infância, quero aqui trazer a memória do cantor Cenair Maicá. Falo do Rio Uruguai, mas também da saudade de um tempo que tá no coração de cada gaúcho e gaúcha que aqui me ouvem. Quem nunca se banhou num rio corrente?! Quanta gente dele já tirou seu sustento ou então nele lavou até a alma?!

Rio Uruguai no Parque Estadual do Turvo (PET). Foto: D. Meller.

Agora me pergunto: Que que tão fazendo com os nossos Rios, tchê?! Que que tão fazendo com o nosso velho Uruguai?! Será que não respeitam a memória do povo gaúcho, que tanto se inspirou à beira daquelas águas correntes? Por essa acho que nem o Cenair esperava... Acredito que já iria protestar em grave tom de alegre poesia. 

Pegada de onça-pintada no PET. foto: D. Meller
Tchê! Além do mais, o respeito pela memória do povo é só uma parte, importantíssima, é claro! Mas tem mais coisa aí: E a nossa mãe natureza?! Já pararam pra pensar quanto verde tá desaparecendo?! Verde de nossas matas nativas do Alto Uruguai! Morada de animais raros, como a onça-pintada e os gaviões-de-penacho.

Mas digo mais: O lendário Rio Corrente, sacrificado pelo progresso, vai virando um lago daqueles de cinema. Mais parece outra região, mas por certo não o Alto Uruguai, nem a fronteira e nem as Missões! Dizem que até fica bonito, mas só pra justificarem o final veredicto. De fato o que é da natureza, sempre bonito é. Mas e daí?! Será que é certo afundar um pedaço de nossa cultura e história natural? Um dia a natureza vai voltar pra cobrar... Toda ação causa reação, isto é certo!

Então, já pensou se o Estado do Rio Grande passasse a se chamar Lago Grande do Sul? Tchê, aí o furo é mais embaixo. Fere o orgulho do gaúcho! E este, é quem é pela terra que o gerou e o criou nesta lida campeira, em meio à natureza. A esta terra e natureza devemos, no mínimo, respeitar e defender! Já diria Sepé Tiaraju: “Esta terra tem dono”, e por certo deve se chamar liberdade!

Salto do Yucumã ou Salto Grande no PET. Foto: D. Meller

Bem dizia Cenair, que quando o Uruguai transbordasse, iria rever maravilhas que ninguém descobriu. Tchê! Quem sabe é melhor se apressar, porque numa dessas até o Salto Grande vai afundar, com as tal de Hidroelétricas do Rio Uruguai. Tomara Deus, um dia, nossos filhos possam conhecer as maravilhas do lendário Rio corrente, suas matas nativas, seus raros animais e a tradição da gente local. Enfim, que possam conhecer o velho Rio Grande do Sul!

Mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário