Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Visita à Cascata do Comandaí

A Cascata do Comandaí é uma área de lazer que se situa na divisa do município de Santo Ângelo com o de Giruá, RS. O nome da cascata vem do rio que cruza o local, o qual tem uma porção de matas ciliares conservadas.

Cascata do Comandaí. Foto: D. Meller.

Dentre as aves observadas no local, em visita recente com o grupo do Projeto Ave Missões, ganhou destaque o saí-andorinha (Tersina viridis); um passarinho migratório que, no caso do macho, possui cor azul muito chamativa. Também pudemos visualizar muito bem o discreto brujurara-assobiador (Mackenziaena leachii - foto abaixo), o qual foi atraído através da técnica de playback; sendo esta usada sempre com bom senso, para evitar qualquer tipo de stress nas aves.

Brujurara-assobiador macho. Foto: D. Meller.
   
Ainda que o objetivo da visita fosse a observação de aves o que mais nos chamou a atenção, porém, foi um tamanduá-mirim, que estava num galho alto de uma árvore. É interessante notar que próximo de onde o animal foi observado existe uma grande área de campos nativos com diversos formigueiros/cupinzeiros, que provavelmente servem de alimento para este mamífero.

Outra observação interessante, do ponto de vista conservacionista, é que próximo à cascata existe uma pequena central hidrelétrica (PCH) que, aparentemente, pouco ou nada prejudica aquele ambiente. Exemplo este, de produção de energia com pouco impacto à natureza, diferentemente de outras formas que descaracterizam totalmente a paisagem prejudicando drasticamente a flora e a fauna local. Estas que, tantos benefícios trazem àqueles que humildemente as contemplam e delas redescobrem a beleza de viver.

---------------------------------------------------------------------------------
Veja também:

De volta ao campo
---------------------------------------------------------------------------------

2 comentários:

  1. É muito bom para nós santoangelenses contarmos um um refúgio à 13 km da cidade como a Cascata do Comandaí! Onde, no contato com o mundo natural, nos permitimos sentir a terra nos pés, a brisa no rosto e a água no corpo, nos purificando por inteiros...
    Foi uma manhã muito agradável para o Grupo e com belas novidades!
    Valeu a pena acordar às 6 horas da manhã! =*)

    ResponderExcluir
  2. Tenho muitas lembranças boas pois morei la por muitos anos. Aaa que saudades

    ResponderExcluir